sexta-feira, 13 de setembro de 2019



Santidade


Oi? Santo é aquele(a) que na maioria das vezes está de branco, pisando em um animal, segurando uma criança, com coroas de ouro ou prata? Somente estes são Santos? E aqueles que fizeram sacrifícios em suas vidas para estar ao lado dos mais pobres, atravessados por Jesus Cristo, reconhecendo o reino de Deus como um lugar de busca e compreensão do outro? E os santos com punhais, espadas, espelhos, balangandãs, fios de palhas, cores vibrantes e tridentes?Esses não são Santos? Estou falando dos Santos com históricos humanizados, com alegrias e tristezas, aqueles que dançam em terreiros das mais variadas classes sociais. E tem mais ... e os Santos que nos atravessam pelo silêncio, com seus cheiros, com seus corpos, cheios de ritmos, produzindo em nós a ascenção das energias para o encontro com a força maior? Isso não é santidade?
Oi? Então pra que categorizar? Com todas as megalomânicas referências padronizadas prefiro procurar, sentir e buscar uma Santidade que esteja no meio de nós. Somos Corpos, Espíritos, Pensamentos, Razão e Enigma...prefiro acreditar que a santidade habita em mim. Acreditar que meu corpo, minha energia, minha existência são Santos.
Santidade de pedra não produz efeito.
Santidade que nos pede idolatria nos bota cabrestos, somente aliena.
Santidade não quer repetição de palavras, quer que sejamos verdadeiros em amor junto ao nosso próximo. Precisamos exercitar a nossa santidade, reconhecendo o que podemos fazer pelo outro e só assim vamos deixando aos pouquinhos aqueles santos que estão somente aos alcance dos olhos.
Meus Santos habitam em mim, fazem parte da minha rotina, caminham comigo, choram, brigam, dançam, se embebedam com os prazeres da vida nossa de todos os dias.
Oremos pelos Santos que habitam em nós. Rezamos pelos Santos que vão de encontro ao outro. Macumbemos pelos Santos das favelas, das ruas esquinas e estradas.
Meditemos pelo ar, pelo mar, pela terra e pelo fogo, Santos que fazem parte da nossa sobrevivência assim na terra como no céu.
Agradeço ao pai e mãe que nos oferece o direito de uma vida Santa.
Amém, aleluias, axés, namasth, gratidão e on shanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAPOR DE PRAZER

  Presos ao SIStema  Mergulhamos no universo da solidão  Portas entre abertas  Com cheiros de tesão  Alimentam desejos deitados até no chão ...